domingo, 17 de março de 2013

Despedida


Hoje, sustento a tese de que partir seja o exercício de combinar o desapego com a gratidão. Já perdi a conta de quantas vezes me mudei, de endereço ou de trabalho, enfim. Mas dessa vez, percebo um gostinho especial. Cada objeto embalado revive uma situação boa, um aprendizado para a vida. Os que não o fazem, não precisam mais me acompanhar. Se servirem a outrem, perfeito, se não, serão mesmo meu dever de casa para movimentar as energias da matéria e cooperar para com a evolução do planeta. Tudo há de se renovar. Principalmente as energias do coração.  São essas as que me transbordam hoje porque não levarei apenas lembranças, mas muitas lições de vida. Muitas vezes, supus que me orgulharia muito de mim se alcançasse o desafio e que assim eu poderia fazer mais escolhas, me fazer reconhecida. Que nada! Me sinto mais humilde, isso sim. É preciso muita humildade para não permitir que as dificuldades do caminho se superdimensionem e me façam desanimar, frustrar... É preciso ter desapego das demandas imediatas e visão ampla do que se busca amealhar. Meu maior patrimônio é o afeto, que não para de se expandir. O sentimento de gratidão à profissão e aos amigos (não posso mais chama-los de alunos, muito menos de ex-alunos) é o mais marcante. Eu não teria conseguido a conquista da aprovação se não tivesse estudado tanto e tanto, por eles, para eles. Então vivo a alegria de uma vitória compartilhada, o que me faz mais humilde, mais grata, mais feliz. São muitos os talentos deles, os valores morais, as contribuições intelectuais, que se somam para além da sala de aula. Estou certa de que toparei novamente com eles, já advogados, jornalistas, arquitetos e sentirei essa mesma gratidão. Talvez maior, se Deus continuar permitindo.
Muito obrigada, meus amigos!

p.s.: ganhei uma singela e significativa homenagem das turmas de jornalismo, feita por Thames, mas não consegui fazer o up load do vídeo aqui, então deixo o link para vocês conferirem: Despedida



Nenhum comentário:

Postar um comentário