sábado, 7 de abril de 2012

Pérolas da Escola do Evangelho

Um dia atípico: fui sozinha para a Escola do Evangelho. A companheira Renata estava a caminho, mas ainda com muitos quilômetros de estrada pela frente. A tristeza estava em meu coração desde a noite anterior, sexta-feira santa. Mas lá fui eu, cheia de sacolas e medos. Será que a turminha estaria presente, em pleno feriado? Será que não foi um erro não suspender esse encontro? Essa aulinha deu errado uma vez, porque achei de repetir? Será que terei condições de receber a turma sozinha? A cada novo passo, mais interrogações e inseguranças.
Enfim, cheguei. Fiz uma prece, uma leitura inicial e comecei a correr para preparar o lanchinho da turma. Apareceu uma visita inesperada, que me trouxe mais calma (embora ela não soubesse de meu nervosismo). Check list: brinquedos do dia separados, materiais para contar a parábola do filho pródigo dentro do puf organizador, suco de goiaba prontinho... faltava passar manteiga nos pães quando ouvi os gritos da turma: tia! Tia! TIA! Tiaaaaaaa!!!!!!
Oi, oi, oi! Já estou chegando!!!
Eles gritavam para garantir o primeiro lugar na fila do lanche. E do beijo de bom dia! Contei que tia Renata estava a caminho e que o lanche estava atrasado. Pedi logo ajuda para a etapa não cumprida. A turma achou curioso: "a tia é tão engraçada..."
Ri. E relaxei.
Suco e pão entregues à mão, agora é tocar a criançada para a sala das mesas. O combinado do dia é não jogar o farelo de pão da mesa para o chão. Todo mundo tem de recolher seu farelo e jogar na lixeira.
- Ah, tia, então traz a lixeira pra sala!
- Uai, tá com preguiça de dar dois passos a mais? Toma coragem, homem!
Silêncio. Risinhos das meninas. E meu também.
- Tia, quero mais pão e suco.
- Tá, vem comigo.
Risadas e reclamações dos que ficaram. Algo do tipo: "nem pediu licença"... "É nem pediu licença!"
Chego toda preocupada, apaziguadora:
- Mas está todo mundo sentado. Por quê a briga de licença?
- É que aqui só tem doido, viu tia?
- É?
- É, Jesus estava sentado ali, daí ela sentou no lugar dele e nem pediu licença!
- Foi, tia, eu não pedi licença mesmo...
Risos, muitos risos.
E pergunto:
- E como se sabe onde Jesus está sentado?
- Ah, agorinha ele estava ali. Agora a gente não sabe, mas ele está o tempo todo vendo a gente de algum lugar...
- É... ele está mesmo rsrsr

***

Barriga cheia, farelo de pão recolhido, prece do dia feita, é hora de trabalhar o corpinho. Peço à turminha para erguer um bracinho para o alto e esticá-lo como se quisesse tocar o teto, olhando para cima. Na animação de mostrar como é, não percebi que eles não estavam fazendo o exercício junto comigo. Todos olharam para a minha barriga, que ficou à mostra quando ergui o braço e um deles gritou: a tia tá grávida!!!! E foi um corre-corre de criança querendo tocar minha barriga ao mesmo tempo que eu quase vou ao chão.
- Calma, gente, eu só estou gordinha!
Decepção geral. Todo mundo com o bracinho para cima. Agora os dois, pra não ter distração.

***

Mais corajosa, agora acompanhada por Renata, tomei providência para contar a parábola com os fantoches. Descartei o maldito cenário de papelão que eles quase destruíram na primeira tentativa de abordar o tema e usei a parede que separa a sala da cozinha mesmo. Fixei palitos de dente nos elementos do cenário (casas de fazenda, bichos, personagens) e preguei tudo em tiras de isopor. E lá fui eu, com duas mãos, manipular três fantoches. Foram poucas as vezes que eu escutei tanto silêncio numa aulinha! De repente, um fantoche cai. Risos, muitos risos. E eu me animando. No ápice do reencontro do filho pródigo com o pai, um caminhão passa na rua e ninguém me escuta. Renata, que estava de narradora e asseguradora da ordem na sala, ao invés de prosseguir, narrou assim:
- E passou um caminhão barulhento e ninguém escutou o que o pai disse ao filho mais novo...
A turminha foi ao êxtase!
Eu também!!!!
- Depois de muitas risadas, terminamos a contação da parábola bem felizes. Pedi à turminha que pintasse os elementos do cenário, mas eles queriam mesmo era brincar com os fantoches. Quase deu briga, afinal eram só três. Fica o compromisso para muito breve: substituir uma oficina de brincar pela de fabricação de fantoches com reciclagem!
E valeu muito o dia!!! Feliz Páscoa!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário